Dicas de economia do Grupo Delphi para condomínios

3

Organizar as despesas de 2025 nos condomínios no início do ano é uma forma inteligente de enxugar os gastos desnecessários e não deixar o orçamento entrar no vermelho. O engenheiro e diretor do Grupo Delphi, David Gurevitz, especialista em conservação predial, destaca algumas dicas para conter despesas. “Há medidas simples, mas que são eficazes para evitar os desperdícios nos gastos de luz, água e manutenção”, afirma David, que também é consultor da certificação LEED, do Green Building Council Brasil. Seguem quatro dicas selecionadas pelo engenheiro para conferir se o check-up predial está em dia:

1- A economia de gastos com manutenção deve ser realizada com vistorias diárias, para evitar, por exemplo, vazamentos em bombas d’água que possam aumentar a conta no fim do mês.

2 – O check-up é simples e pode ser feito até pelos porteiros dos prédios. Mas a autovistoria predial, como determina a lei nº 6.400, deve ser feita por engenheiros mecânicos, civis ou eletricistas, que vistoriam e avaliam todas as instalações e estruturas do condomínio, assim como o consumo mensal de água e energia elétrica.

3 – Da forma mais abrangente possível, as vistorias também devem observar estruturas civis, instalações elétricas, de gás e de combate a incêndios e elevadores.  Além de representar economia, o check-up desses itens diminui os riscos de incêndios e desabamentos.

4 – Para diminuir o desperdício na conta de água é preciso ler diariamente o hidrômetro, e, em caso de alteração em relação à média diária, chamar imediatamente um bombeiro para procurar o vazamento e corrigi-lo (inclusive verificando torneiras e sanitários de todos os apartamentos).