Um espaço para os que vivem mais
O Centro de Convivência, Estudo, Pesquisa e Hospedagem para o Idoso (CCEPHI) – casa Lisaura Ruas -, uma homenagem à grande mestra de obras sociais de Niterói, abriu suas portas na Rua Uruguai 89, em Pendotiba, há um mês com ações que fogem do lugar comum. A proposta é oferecer atividades integradas, que envolvem saúde, bem-estar e cultura. O trabalho, que estimula a vida ativa de pessoas com mais de 60 anos, será conduzido por equipe multidisciplinar, contando com profissionais especializados em gerontologia.
À frente do CCPHI está Rosangela Gomes, especialista em educação profissional e gerontologia, e coordenadora do Curso de Cuidadores de Idosos da Singularidade/ Instituto Vital Brazil, em Niterói. “Teremos dança, literatura, artes a passeios. Fazem parte também do nosso programa exercícios físicos e orientação alimentar. E terapias integrativas como arteterapia, massoterapia, Reike e yoga, em parceria com o espaço Body & Soul. Vamos valorizar autonomia e inclusão social em atividades diversas”, diz Rosangela, que integra há 35 anos a equipe de enfermagem do Hospital Universitário Antonio Pedro.
O Centro de Convivência tem, ainda, curso de capacitação para cuidadores de Idosos e também de extensão para profissionais da área de saúde, sob a perspectiva do envelhecimento saudável. Realizado em parceria com a consultoria e treinamentos em saúde Singularidade, o curso de extensão tem grade curricular abrangente, com temas atuais como política, cinema, arte e turismo.
Especializada em Comunicação em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz, Cristina Ruas, filha da Lisaura que dá nome ao espaço, integra a equipe do Centro de Convivência. Ela diz que “a iniciativa leva a Niterói inovações e tendências em atenção integrada à saúde na terceira idade”. Dados trazem boas perspectivas: Niterói é a segunda melhor cidade do Brasil para envelhecer com saúde e tem o maior número de médicos por habitante, de acordo com Univerti (Universidade Aberta da Terceira Idade). Quase 20% da população de Niterói (511.786 pessoas – IBGE,2018) tem mais de 60 anos.