Decoração natalina requer cuidados especiais

1

Símbolos do Natal, as luzes pisca-pisca são encontradas em fachadas de residências e comércios. Entretanto, esses equipamentos exigem atenção especial, sejam eles novos ou reaproveitados do ano anterior. Os principais riscos de acidentes envolvem choques elétricos, quedas de eletricidade e até mesmo incêndios gerados pela má utilização dos aparelhos e tomadas. Segundo David Gurevitz, diretor da Delphi e consultor da certificação LEED, do Green Building Council Brasil, o consumidor que deseja decorar sua casa com as luzes natalinas deve levar em consideração alguns fatores como medidas de segurança:

- Na hora de adquirir o produto, o consumidor deve estar atento ao certificado obrigatório do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Os enfeites luminosos devem, ainda, conter informação sobre a potência do produto, fornecida em Watts, pois quanto maior a potência, maior será o consumo de energia. É importante ter também atenção na hora de ligar as lâmpadas, o excesso de decoração pode causar sobrecargas e acidentes nas instalações elétricas – diz Gurevitz.

É necessário precaução também com fios desencapados, principalmente em artigos antigos e reutilizados. Os pisca-piscas comprados podem ter sofrido algum tipo de  desgaste ou ressecamento, provocando a exposição direta do fio. Os equipamentos reutilizados ano a ano também requerem uma atenção especial devido ao desgaste.

O diretor da Delphi acrescenta ainda  algumas considerações finais que podem ajudar você a evitar dores de cabeça com o assunto.

- Outro alerta é voltado para o uso excessivo dos benjamins, que possibilitam a ligação de vários equipamentos em uma mesma tomada, que podem causar aquecimento e até mesmo curto-circuito. Além disso, o aquecimento da tomada também pode gerar perda de energia e o consequente aumento na fatura. Outra recomendação é não instalar objetos decorativos próximos à rede de distribuição de energia. – conclui.