Mais tecnologia de ponta é a inovação do Unilasalle

gfe

Universidade introduz ​salas interativas e até estúdio completo de foto e vídeo

  

O Unilasalle-RJ, que integra a rede de instituições lassalistas presente em 80 países, apronta-se para ampliar os limites da sala de aula e a própria​ metodologia de ensino, com inovação tecnológica envolvendo os professores e cerca de três mil alunos. A plataforma Google for Education, que já beneficia 80 milhões de usuários no mundo, atenderá os 11 cursos de graduação do Unilasalle-RJ, instalada em Santa Rosa, Niterói. Todos​ passarão a contar com oportunidades de conexão, criação e recursos oferecidos pela gigante do setor de tecnologia.

No próximo dia 6 de março, o gerente de programas do Google for Education no Brasil, Rodrigo Vale, falará sobre o tema na aula magna que dará no Unilasalle-RJ, às 18h. O evento também será aberto ao público externo, com entrada franca, mas número limitado​ de vagas.

A  universidade já conta com um centro tecnológico de infraestrutura moderna e tecnologia de ponta instalado ​em um prédio de cinco andares. E​ já treinou 95% dos seus professores para utilizarem a plataforma Google for Education. Além disso, capacitou também​ 60 alunos de todos os cursos para atuarem como monitores durante a implantação do programa. “Por meio das ferramentas do Google queremos inserir a fluência digital no dia a dia dos alunos.  Assim, eles já entrarão no mercado de trabalho atualizados com as tecnologias mais avançadas”, explica Alex Salgado, professor de Sistemas da Computação no Unilasalle e coordenador do projeto Google for Education na universidade.

Neste primeiro semestre,  pelo menos uma de três salas interativas, em fase de construção, já estará disponível a todos os alunos de graduação para o uso integrado da plataforma. Assim os alunos terão oportunidade de ocupar a linha de frente de um mercado de trabalho cada vez mais exigente. As salas terão ambientes para minipalestras, realidade virtual, videoconferências, criação, coworking, estúdio de foto e vídeo.

Os alunos poderão, por exemplo, produzir conteúdo multimídia na Sala Conexões Múltiplas, equipada com câmera, microfone, ilha de edição, fundo infinito e Chroma Key.  Eles terão recursos também para criar o seu próprio produto ou materializar uma ideia com impressora 3D,  kit Arduino, entre outros recursos, na Sala Conexão Makerspace.

A Sala Conexão Mundo será um espaço para troca de ideias com membros de outras instituições da rede e palestrantes,​ através do hangouts, projetores, Chromebooks e tablets. Para o gerente de programas do Google for Education no Brasil, a adoção do Google for Education no Unilasalle vai ​aproximar ainda​ mais o professor do aluno. “A plataforma facilita a operação do dia a dia do professor, permitindo que ele passe mais tempo ensinando e fortalecendo seus laços com os alunos”, observa Rodrigo.

Já entre carteiras e quadro, a ferramenta Google Sala de Aula vai permitir ao professor otimizar seu tempo. Ele poderá elaborar, compartilhar, corrigir tarefas e dar feedback em tempo real, além de acompanhar de forma mais organizada o progresso de cada aluno. “Há muitas universidades que têm tecnologias muito avançadas, mas infelizmente não modificam a dinâmica da sala de aula. Deixam, de fato, tudo mais bonito, mas a dinâmica é a mesma: professor expondo a sua aula e alunos copiando o conteúdo. O Unilasalle-RJ deseja não só adotar a tecnologia do Google, mas também criar uma filosofia de mudança”, completa Rodrigo.

 

Serviço: Palestra com Rodrigo Vale, gerente do Google for Education para Universidades do Brasil, sobre “Os princípios de inovação do Google”

Dia e horário: 06/03/2018 (terça-feira), às 18h

Local: Centro de Convenções Irmão Amadeu, 8º andar do Bloco B – Unilasalle-RJ (Rua Gastão Gonçalves, 79, Santa Rosa, Niterói)

Mais informações: 2199-6602 e 08007093773