Arquivos: Cipesin

Moradia digna atrai especialistas e continua em debate na Amazônia

Santana

Evento tem parceria com Embaixada da Áustria e Unifap e acontece no dia 19 de setembro, com entrada franca

O Projeto de Extensão Moradia Digna, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), promove no dia 19 de setembro, o “II Encontro Habitação Popular na Amazônia”. Realizado em parceria com a Embaixada da Áustria no Brasil e a Universidade Técnica de Viena, o evento contará com a participação dos professores e doutores em Arquitetura e Urbanismo Markus Tomaselli e Katharina Kirsch-Soriano (Universidade Técnica de Viena / TU Wien ) e Bianca Moro (Unifap). O encontro será gratuito, aberto ao público e acontecerá no Museu Sacaca (Avenida Feliciano Coelho, 1509 – Trem, Macapá), a partir das 16h. Haverá emissão de certificado.

Projeto “Cidades Invisíveis, Pessoas Incríveis” revela graves problemas de falta de moradia e infraestrutura de Santana

Santana

O projeto colaborativo “Cidades Invisíveis, Pessoas Incríveis” chegou a Santana, o segundo maior município do estado do Amapá. Localizado a apenas 17 quilômetros da capital, o município apresenta graves problemas de falta de moradia adequada e infraestrutura. Com população estimada em 120 mil habitantes e área de 1.600 km2, grande parte de sua história remonta à instalação, em 1940, de uma grande empresa que explorou manganês em Serra do Navio e escoava a produção por sua região portuária. Coordenado pela doutora em urbanismo e mestre em planejamento urbano, Bianca Moro de Carvalho, o projeto busca sensibilizar o público para que possa ver, pensar e refletir sobre temas fundamentais para a construção de uma sociedade solidária, empática e resiliente. Nesta nova etapa, Bianca dirigiu e produziu um documentário sobre Santana, que revela seus problemas, história e o dia a dia das comunidades.

Projeto Cipesin é apresentado no Seminário Amazônia 2040

amazonia 2040

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil reuniu arquitetos, urbanistas , ambientalistas e estudantes universitários no Projeto Amazônia 2040 – Arquitetura e Urbanismo para um futuro sustentável. O seminário contou com a participação de Bianca Moro de Carvalho, uma das coordenadoras de “Cidades Invisíveis, Pessoas Incríveis”. O evento aconteceu em fevereiro, no Palácio Rio Negro, em Manaus.