Arquivos: Saúde
Colóquio de políticas públicas amplia prazo para inscrições de trabalhos
Segurança, saúde, habitação, educação, ambiente e transporte serão debatidos em encontro híbrido.
Estão abertas as inscrições de trabalhos para o “Colóquio Políticas Públicas Estruturantes para o Brasil – Século XXI”. Incentivar o debate para solucionar ou mitigar problemas nacionais é a proposta do encontro híbrido que reunirá pesquisadores, especialistas, pós-graduandos, graduandos, professores e lideranças de campos multidisciplinares, de 29 a 31 de agosto, no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis (RJ). O evento é uma iniciativa do Laboratório de Políticas Públicas, Governação e Desenvolvimento Regional (LADER/CNPq) da Universidade Federal Fluminense (UFF), com apoio da Faperj e do CNPq.
A programação conta com painéis, conferências, grupos de trabalho e a exposição fotográfica coletiva “Ciência e Arte”. Entre os conferencistas do evento estão o economista e ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Marcelo Neri e a cientista política e pesquisadora Maria Antonieta Leopoldi. O “Colóquio” é resultado do livro com título homônimo e 15 artigos de 30 autores sobre o país, publicado pela editora Appris.
Body Soul oferece massagem para todo perfil de mãe
Otorrino lança guia de readequação de voz para pessoas trans
Não há nada como a voz humana. Ela é nosso principal meio de comunicação e um dos elementos mais marcantes da nossa personalidade. A voz também desempenha papel importante na percepção do gênero e a não conformidade pode gerar impactos psicossociais. As intervenções médicas e fonoaudiológicas contribuem para a transição de gênero efetiva. Para levar conhecimento e mostrar essas possibilidades, o médico otorrinolaringologista Guilherme Catani lança “O guia de readequação vocal para pessoas trans”, pela Editora Appris. Doutor em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), o autor apresenta informações seguras, atuais e científicas sobre a transição vocal.
A hormonioterapia, a fonoterapia e as cirurgias proporcionam ganho de autoestima e da conformidade corpo-voz. “Foram inúmeros artigos, livros, seminários e cursos para me aprofundar no assunto. Tudo isso me deu bagagem para oferecer a possibilidade de adequação vocal. Quando descobri o poder do tratamento e cirurgias como a tireoplastia e a glotoplastia, me encantei com a possibilidade de contribuir para que as pessoas trans pudessem se reconhecer ao falar”, explica o médico otorrinolaringologista do Hospital de Clínicas da UFPR e do Hospital Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia.